quinta-feira, 6 de setembro de 2012

III FEIRINHA DE CIÊNCIAS - ANOS INICIAIS

Chegou a semana da III Feirinha de Ciências. Em breve, a explicação de cada experiência. Aguarde!

EDI

 Levantando peso
COMO FAZER
Coloque as pedras dentro do saco plástico e levante a sacola. Despeje a água dentro da bacia. Coloque a sacola com as pedras dentro da bacia e mexa na sacola.


O QUE ACONTECE
Você vai sentir a sacola mais leve dentro da água.
POR QUE ACONTECE?
Por causa da força que a água aplica, empurrando a sacola para cima, e fazendo com que ela fique mais leve dentro d'água. Essa força que a água exerce de baixo para cima é chamada de empuxo.

Lente de aumento
COMO FAZER
Coloque os objetos (trecos) no ponte. Tape o pote com o filme, deixando-o meio frouxo. Prenda o filme com elástico. Afunde o centro do filme com a mão sem deixar furar, e encha de água.


O QUE ACONTECE
Dá pra ver as imagens aumentadas dos objetos.
POR QUE ACONTECE?
Porque quando a água fica numa superfície curva, como foi feito com o filme plástico, ela desvia os raios de luz que passam por ela como se fosse uma lente de aumento e faz com que se veja a imagem do que está do outro lado aumentada. As lentes de aumento também têm uma superfície curva semelhante, e é o desvio dos raios de luz que forma uma imagem maior.

 Filtrando água

Esticando o balão
COMO FAZER
Coloque o lêvedo e o açúcar na garrafa. Jogue um pouco de água quente. Tape a boca da garrafa com a bexiga. Espere algumas horas. 


O QUE ACONTECE
Em poucas horas, à medida que o líquido da garrafa começa a espumar, a bexiga vai se encher.
POR QUE ACONTECE?
Porque dentro da garrafa tem lêvedo e açúcar, que juntos produzem bolhas de gás dióxido de carbono. O dióxido de carbono faz a bexiga encher. O lêvedo é usado para fazer o pão. O dióxido de carbono que ele libera, faz a massa crescer antes de ser assada.



1º ano

A incrível água
Encha o copo com água até que não caiba mais nenhuma gota.Observe que há uma superfície de bolha sobre o copo. Coloque, cuidadosamete, clipes no copo até que a água derrame.
Explicação: A água cria uma membrana elástica, porque as moléculas estão "grudadas" umas nas outras. Essa membrana é bem difícil de romper. 
Cartolina grudenta
Coloque água no copo. Recorte um pedaço de cartolina maior que a boca do copo. Deslize a cartolina sobre o copo, tampando-o. Vire o copo de cabeça para baixo e levante-o.
Explicação: A cartolina não cai, segurando toda água dentro do copo. A pressão da atmosfera (do ar) age em todas as direções, aplica uma força de baixo para cima na cartolina, maior que o peso da água do copo. Como a pressão doa r não chega na água por causa do copo, a água não cai.
Poderoso barbante gelado
Coloque o gelo na bacia cm água. Coloque o pedaço de barbante sobre o cubo de gelo. Com uma colher, coloque sal sobre o gelo e o barbante. Erga o barbante. O gelo grudou no barbante.
Explicação: O sal derrete o gelo que molha o barbante. Em seguida, a água congela novamente. Dessa vez o barbante congela junto, ficando preso. Por isso é possível levantar o gelo erguendo apenas o barbante. 
Balão
Ligue o secador no ar quente. Abra o saco plástico e coloque sobre o secador, enchendo o saco com ar quente. Desligue o secador e solte o saco plástico. O saco plástico sobe.
Explicação: O ar quente dentro do saco é mais leve que o ar frio fora do saco. O ar quentesobe levantando o saco junto.É assim que o balão voa: um bico de gásesquenta o ar dentro do balão, fazendo com que ele suba.

2º ano

Elevador de naftalinas
 Torre de líquidos
Feijão longe da terra
Vela que faz subir

3º ano

Extraindo a clorofila
Material:
1 frasco de vidro transparente;
álcool;
10 folhinhas verdes (de preferência colhidas há pouco tempo).

Modo de fazer:

1º- coloca as folhas no frasco e cobre-as com o álcool;
2º- tapa e deixa ficar durante algum tempo.
3º- vais perceber que o álcool fica verde, deste modo separas-te a clorofila das folhas.

O que é a
CLOROFILA?
É um pigmento que existe nas células das plantas e que é responsável pela cor verde nos vegetais.
A clorofila extrai a energia da luz do sol e transforma-a em energia química - é a fotossíntese.


Mensagem secreta
Para isso precisamos de:
- sumo de limão;

- cotonetes;
- copos plásticos pequenos;
- vela;
- lâmpada;
- folhas brancas.
Depois colocamos o sumo nos copinhos de plástico e com os cotonetes começamos a desenhar na folha branca a nossa mensagem secreta.

Deixamos secar um pouco e depois a acendemos a lâmpada com muito cuidado passamos
 a folha por cima da lâmpada.... e não é que as nossas mensagens começaram a aparecer!!!
Isto acontece porque o sumo de limão tem um ácido (ácido cítrico) que com o calor sofre uma reação e fica castanho.


O poderoso barbante gelado
Jogar sal no gelo faz com que ele derreta, porque a temperatura de fusão (passagem da água do estado sólido para o líquido) diminui. A temperatura de fusão da água é de 0°C, mas, quando se joga sal no gelo, a fusão ocorre a uma temperatura inferior a essa. Após essa operação a água torna a congelar e assim conseguimos levantar o gelo com o barbante. 

 Balão cheio
Material e reagentes: 
Vinagre;
Bicarbonato de sódio;
Balão;
Funil;
Garrafa de gargalo estreito
  
Como proceder: 
1.   Deitar vinagre para dentro de uma garrafa de gargalo estreito até encher cerca de um quarto da mesma.
2.   Com o funil, deitar no balão um pouco de bicarbonato de sódio.
3.   Enfiar o gargalo do balão no gargalo da garrafa. Levantar o balão de modo a que o bicarbonato de sódio caia para dentro da garrafa.
4.   O vinagre começa a fazer bolhas e o balão começa a encher devagarinho.
Explicação:
O ácido acético do vinagre reage com o bicarbonato de sódio libertando dióxido de carbono. À medida que se forma mais gás, a pressão dentro da garrafa aumenta e o balão enche.
 H+ (aq) + HCO3- (aq) →  CO2 (g) + H2O (l)

Plantas medicinais
Apesar das plantas medicinais serem recomendadas por diversas pessoas é necessário tomar certo cuidado antes de ingerir algum chá de uma planta que você não conhece. Algumas plantas são consideradas venenosas e podem fazer mal.
Ler mais em: http://www.desafiandoacriatividade.blogspot.com.br/ 

Gáááás 
MATERIAL
* Uma vela
* Um prato fundo
* Um copo ou vidro de gargalo estreito
* Água
 
VAMOS COMEÇAR
1. Coloque a vela no prato e encha-o de água.
2. Acenda a vela e depois cubra-a com o copo ou o vidro.
3. Fique observando. O que acontece? A água começa a entrar no copo (ou vidro).
A vela se apaga antes da água chegar até a chama .

POR QUE ISSO ACONTECE?
O fogo só pode existir onde há oxigênio . Quando você cobre a vela, a chama começa a queimar o oxigênio que sobrou dentro do vidro. A gente não vê esse oxigênio, mas ele existe e ocupa espaço. Quando o oxigênio é queimado, esse espaço fica ''sobrando'' dentro do vidro. Quer dizer, forma-se um vácuo e o vácuo puxa a água para ocupar o lugar que antes era do oxigênio.
A água só não enche todo o vidro, pois o oxigênio acaba. Quando todo o oxigênio é queimado, a vela se apaga, porque, como já disse, sem o oxigênio o fogo não existe.

4º ano

Densidade dos refrigerantes

Observamos duas latinhas de refrigerante com o mesmo tamanho e quantidade para ver o que acontece.
Material: 1 lata de refrigerante normal, 1 lata de refrigerante zero, um aquário com água
Procedimento: colocar a água dentro do aquário e posteriormente as duas latinhas de refrigerante.
Conclusão: Todo material tem sua densidade própria. Densidade é a relação entre a massa de um material e o volume por ele ocupado. Existem várias formas de medir esta grandeza, uma delas é através da imersão em água. Se ambas as latas possuem tamanho igual e são feitas do mesmo material (alumínio), por que então possuem densidades diferentes? Tudo se explica pelo conteúdo das latas. O refrigerante normal apresenta maior peso em virtude do açúcar dissolvido, e o diet como não tem açúcar torna-se mais leve e por isso flutua. Sabe-se que 3 gotas de adoçante é igual a 1 colher. O que pesa mais?

Luva viva

Observamos uma maneira diferente de encher uma luva.
Material: luva de látex, garrafa pet, barbante, aquário com água.
Procedimento: cortar a garrafa pet ao meio e amarrar com o barbante a luva no seu gargalo. Colocar dentro do aquário com água a garrafa com a parte aberta para baixo e observar o que acontece.
Conclusão: O ar e a água não ocupam o mesmo espaço. Por isso quando colocamos a garrafa pet na água, a água entra na garrafa e empurra o ar que estava dentro dela para cima. Enchendo assim a luva.

 A bexiga que não explode

Acendemos uma chama embaixo do balão com água e em um balão vazio para ver o que acontece.
Material: 1 balão cheio de ar, 1 balão cheio de água e 1 isqueiro.
Procedimento: encher um balão com água e um com ar e acender uma chama como o isqueiro embaixo de cada um.
Conclusão: Existe uma temperatura na qual toda substancia derrete diante de uma chama. Esta temperatura é chamada “ponto de fulgor”. O ponto de fulgor da borracha (látex) é acima de 260º C (muito quente). Sem a água o látex atinge em segundos seu ponto de fulgor e a bexiga explode e com a água o látex não atinge o ponto de fulgor, mesmo com a temperatura da chama seja muito alta. Porque a água tem capacidade térmica elevada e absorve, o calor da chama e resfria a borracha (látex).


Vamos viajar

Podemos observar uma maneira diferente de levar nossos pertences na mala sem enchê-la.
Material: travesseiro, urso de pelúcia, saco plástico transparente e aspirador de pó.
Procedimento: ensacar o objeto escolhido e aspirá-lo com o aspirador de pó
Conclusão: O ar ocupa espaço e uma vez que é sugado pelo aspirador, o tamanho dos objetos que estão cheios de ar, vão diminuindo o tamanho até ficarem totalmente sem ar.


5º ano

Testando a gravidade
Reação Química
 Absorção
 Testando a densidade dos corpos
 ...........

Nenhum comentário:

Postar um comentário