Feira de Ciências




Está chegando a III Feira de Ciências das Séries Finais e a II Feirinha das Séries Iniciais. Aguarde!



II Feirinha de Ciências - Séries Iniciais


Iniciou dia 29 de agosto, a Semana da II Feirinha de Ciências.
Objetivo: Incentivar a curiosidade natural dos alunos de EDI ao 5º ano para a iniciação científica através da pesquisae da apresentação em pequenas mostras, intitulada II Feirinha de Ciências.

Educação Infantil:


1º ano:

UÉ, CADÊ O PLOC?
O balão não estoura porque a fita adesiva "segura" a borracha do balão para que o furinho não aumente. Assim ele não estoura quando é feito o furinho sobre a fita adesiva.

BANHO-MARIA
Em contato com a água quente o ar do interior da garrafa aumenta de volume e tende a sair da garrafa como não tem para onde escapar então acaba enchendo o balão.

PESO NO AR
O balão suporta até 60Kg, quando colocamos a criança sobre a tábua seu peso fica distribuido igualmente sobre os balões. Por isso não estoura.


2º ano:





3º ano:

A FORÇA DA REAÇÃO EM UMA BEXIGA:
Através da construção de um simples experimento podemos exemplificar como age a Terceira Lei de Newton, também denominada de princípio da ação e reação, seja ela: "Se um corpo A aplicar uma força sobre um corpo B, receberá deste uma força de mesma intensidade, mesma direção e de sentido contrário.

MÁGICA DAS CORES:
O repolho roxo, assim como muitas plantas, possui substâncias coloridas na sua seiva, chamadas antocianinas. Elas apresentam a propriedade de mudar de cor na presença de ácidos ou bases. Como o repolho roxo é um indicador de acidez, sua cor mudará e será diferente para cada um desses elementos.

O PODEROSO BARBANTE GELADO:
Jogar sal no gelo faz com que ele derreta, porque a temperatura de fusão (passagem da água do estado sólido para o líquido) diminui. A temperatura de fusão da água é de 0°C, mas, quando se joga sal no gelo, a fusão ocorre ea uma temperatura inferior a essa. Após essa operação a água torna a congelar e assim conseguimos levantar o gelo com o barbante.

MAÇÃ MUMIFICADA:
Uma desidratação rápida elimina a umidade da maçã. No caso dos materiais orgânicos produz a mumificação, nas matérias orgânicas esta ação destrói os microorganismos causadores da putrefação permitindo a conservação da matéria submetida à mumificação. Esse método era utilizado pelos antigos egípcios para dessecar os corpos. Nesse caso, dessecamos a maçã.

EM PRETO E BRANCO:
Uma superfície negra absorve e também emite mais radiação do que uma branca (que reflete mais do que absorve).


4º ano:


5º ano:




III Feira de Ciências - Séries Finais

Pesquisas...


4 comentários:

  1. poderiam ser feitas mais feiras de ciencias durante o ano!!!! Mas essa foi show!!!

    ResponderExcluir
  2. Prof ª Deise06/09/2011, 10:02

    Essas experiências valem a pena...

    ResponderExcluir
  3. Muito legal essa iniciativa de despertar a curiosidade científica dos alunos desde a Educação Infantil até as Séries Finais.
    Os trabalhos estavam muito interessantes.
    Parabéns aos alunos, professores, equipe diretiva e funcionários da escola.
    Equipe da Smec

    ResponderExcluir
  4. Muito legal.
    Parabens pelo blog.

    ResponderExcluir